Pular para o conteúdo

O que “ser você mesmo” realmente significa

Compartilhe:
O que "ser você mesmo" realmente significa

Ser autêntico é uma parte fundamental para experimentar mais alegria, melhores relacionamentos e um aumento no sucesso geral em sua vida. Devido à pressão e ao condicionamento social, no entanto, ser você mesmo está longe de ser fácil!

Partes cruciais para ser genuinamente você mesmo:

Expressar seus pensamentos e emoções sem remorso

Se você quer ser você mesmo, precisa ser capaz de dizer o que pensa e sente sem se desculpar.

Isso é difícil para a maioria de nós. Muitas vezes estamos muito ocupados tentando agradar aos outros, temendo a rejeição ou nos preocupando em ferir os sentimentos das pessoas, escondendo o que sentimos por dentro.

Você não precisa se desculpar por não gostar de determinada comida ou filme e, definitivamente, não precisa se desculpar por sentir o que sente.

E você? Com que frequência você expressa seus verdadeiros pensamentos, sentimentos e emoções nas conversas do dia a dia?

Tornando-se confortável com a vulnerabilidade

Ser você mesmo significa estar disposto a mostrar seu lado vulnerável aos outros. É mais fácil ser estóico e fingir que está tudo bem do que compartilhar fraquezas e problemas com sua família ou amigos. Fingir ser forte não exige coragem, mas se abrir exige muita coragem.

Percebi que aqueles que estão dispostos a ser autênticos e a compartilhar mais de si mesmos tendem a criar relacionamentos mais profundos e satisfatórios com as pessoas ao seu redor.

Sua disposição de serem vulneráveis ​​dá às pessoas em suas vidas permissão para serem elas mesmas também. Naturalmente, isto incentiva laços mais fortes e conexões mais significativas.

Por que não se abrir um pouco e trabalhar na criação de relacionamentos mais significativos com as pessoas ao seu redor?

Abraçar seu lado masculino ou feminino

Por exemplo, os homens podem pensar que ser um homem “de verdade” significa ter grandes músculos, dominar aqueles que os rodeiam e esconder as suas emoções.

As mulheres, por outro lado, podem sentir que são obrigadas a casar, ter filhos e ser simpáticas e amáveis o tempo todo, independentemente da forma como são tratadas.

Embora algumas dessas coisas não sejam ruins (não há nada de errado em querer uma família ou se tornar um fã de fitness), nenhuma delas é boa se estiver fora de sintonia com quem você realmente é.

Independentemente do seu gênero, acho que a raiz de ser você mesmo se resume ao seguinte: fazer o que você realmente quer, não importa o que as outras pessoas pensem de você.

Então, se você sentir vontade de fazer algo, faça. Contanto que você não esteja machucando a si mesmo ou a qualquer outra pessoa, não há nada para se sentir mal.

Pensar menos e ser mais

A maioria de nós passa muito tempo pensando e pouco tempo ouvindo nossa intuição. Pensar não te ajudará a se tornar mais autêntico. Você não precisa pensar para ser você mesmo. Lembre-se, estamos falando sobre ser você mesmo, não pensar em si mesmo.

Para ser verdadeiramente você mesmo, você deve eliminar a maior parte do que aprendeu sobre quem deveria ser, o que deveria pensar ou como deveria se comportar. Na verdade, você precisará eliminar uma série de “deveria” da sua vida.

Conhecer a si mesmo é provavelmente uma das tarefas mais difíceis da vida, então pense duas vezes antes de dizer a alguém para ser apenas ele mesmo. Provavelmente, eles ainda estão tentando descobrir quem são.

Você pode aplicar o princípio de “ser você mesmo” na sua vida de várias maneiras:

  1. Autoconhecimento: tire um tempo para refletir sobre quem você realmente é. Quais são seus valores, paixões e interesses? Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para ser autêntico.
  2. Aceitação: aceite suas imperfeições e peculiaridades. Todos nós temos falhas e áreas em que não somos perfeitos.
  3. Comunicação sincera: seja honesto consigo mesmo e com os outros. Não tenha medo de expressar suas opiniões e sentimentos verdadeiros. A comunicação sincera fortalece relacionamentos e constrói confiança.
  4. Não se compare aos outros: evite comparar sua vida, aparência ou realizações com as dos outros. Cada pessoa tem sua própria história e circunstâncias únicas. Se concentre em sua própria jornada.
  5. Defina seus próprios padrões: não se sinta pressionado a seguir padrões impostos pela sociedade, mídia ou outras pessoas. Defina seus próprios padrões de sucesso e felicidade.

Lembre-se de que ser autêntico não significa ser egoísta ou insensível aos outros. É sobre ser verdadeiro consigo mesmo enquanto respeita os outros ao seu redor. 🌟

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *