Pular para o conteúdo

Por que se sentir perdido é normal (+ 18 perguntas para te ajudar nessa jornada)

Por que se sentir perdido é normal

Não há dúvida sobre isso: se sentir perdido pode ser uma experiência chocante, desmoralizante e até deprimente.

Todos nós já passamos por isso. Alguns momentos recentes que me vêm à mente giram em torno de meu trabalho, família e propósito geral de vida.

Talvez, do seu lado, você esteja se sentindo perdido depois de deixar o emprego, concluir um curso de educação, passar por uma grande transição na vida, como casamento, divórcio, ou sente mal-estar geral e desconforto em relação ao seu propósito de vida (ou a falta dele).

(Observação: o céu é o limite quando se trata de motivos pelos quais nos sentimos perdidos na vida, então só posso abordar alguns. Mas saiba que qualquer motivo que você tenha é válido!)

Na minha experiência de me sentir perdida em relação a um zilhão vezes na vida, há muita vergonha interior escondida que vem com a experiência também conhecida como:

  • “Eu já não deveria ter resolvido minha vida?”
  • “Achei que finalmente conhecia meu caminho, o que aconteceu?”
  • “Por que sinto que quero fazer algo diferente de repente? Já coloquei tanto esforço em outra coisa!”
  • “O que há de errado comigo?”

Para responder pelo menos uma de suas perguntas, não, não há nada de errado com você. Se sentir perdido é absolutamente e positivamente normal, e TODOS nós passamos por essa experiência na vida (alguns de nós, muitas vezes).

O que faz com que uma pessoa se sinta perdida?

Se você se sentir perdido ou sem direção e não souber as respostas (ou o que fazer a seguir), geralmente significa qualquer um dos seguintes:

  • A vida, o caminho ou a direção que você está seguindo não se alinham com suas necessidades, sonhos ou dons mais profundos.
  • Você está pronto para crescer e evoluir como pessoa de uma maneira totalmente nova e diferente.
  • Você está desconectado da voz do seu coração e da sua alma e parou para descansar e se reconectar com o seu eu Superior.

Muitas vezes, sentir-se perdido é um sinal de que você foi inocentemente ouvindo a voz da mente (ou ego) ao invés de voz mais profunda e sábia da alma.

Se sentir perdido é bom (e normal)?

Sim! Nunca ouvi falar ou conheci uma pessoa que tenha tudo planejado 100% do tempo – isso simplesmente não é a realidade! Ser humano é estar em um estado de fluxo, mudança e evolução. E sentir-se perdido é uma parte completamente normal disso.

Basta olhar para a natureza. Na natureza, podemos observar momentos de transição e mudança em todos os lugares.

O que fazer quando você está se sentindo perdido

Sentir-se perdido muitas vezes pode trazer sentimentos de ansiedade, tristeza e até depressão em situações mais graves.

Além disso, esses sentimentos podem nos fazer sentir isolado e solitário, especialmente se todas as outras pessoas parecem “ter tudo planejado” (o que, aliás, não têm).

18 perguntas a se fazer ou anotar em seu diário para encontrar seu caminho novamente

Por que se sentir perdido é normal

Perguntas podem abrir portas mágicas e são maneiras poderosas de ir busca profunda. Espero que as dicas abaixo para se sentir perdido (e encontrar seu caminho novamente) ajudem você a obter mais clareza e direção!

Perguntas que você deve se fazer e – de preferência – anotar (responda para si com sinceridade):

  • 1. Por que se sentir perdido faz você se sentir tão desconfortável? Explore seus pensamentos e sentimentos.
  • 2. Se você pudesse mudar alguma coisa em sua vida sem consequências negativas, o que seria e por quê?
  • 3. Qual sua definição única de “sucesso”?
  • 4. Cite os sentimentos que surgiram dentro de você recentemente. Que lições mais profundas eles podem estar tentando lhe ensinar?
  • 5. Se você pudesse escolher qualquer espírito animal para acompanhá-lo em sua jornada de vida agora, qual seria e por quê?
  • 6. Liste cinco de seus valores. Depois reflita sobre eles.
  • 7. Liste três coisas não negociáveis (que você não abriria mão por nada nesse mundo) na vida que você tem em mente.
  • 8. Todos nós temos uma fantasia ou um eu “ideal” em nossas mentes que tentamos cumprir. Qual é a aparência, o som e o comportamento do seu “eu” fantasioso? Como essa fantasia pode estar limitando você?
  • 9. Como soa dentro de você a voz da mente versus a voz da alma? Como você sente a diferença?
  • 10. Em que partes da vida você é mais infeliz? Por quê?
  • 11. Em que partes da vida você é mais feliz? Por quê?
  • 12. Se não houvesse mais ninguém em sua vida lhe dizendo o que fazer ou quem você deveria ser, o que seria sua voz interior lhe diz?
  • 13. Coloque a mão sobre o coração e imagine que um velho, uma mulher ou uma pessoa sábia está sentado à sua frente. Que conselho eles dariam a você?
  • 14. O que você adora fazer no seu tempo livre? Se você não consegue pensar em nada, o que você adorava fazer quando era adolescente ou criança? Como você pode trazer isso mais para sua vida?
  • 15. Todos nós carregamos muitos “deveríamos” que limitam nossa capacidade de sermos fiéis a nós mesmos. Liste alguns dos seus “deveres” e reflita sobre eles.
  • 16. Como é o você agora diferente do você um ano atrás? O que mudou, evoluiu ou sente que regrediu?
  • 17. Qual é o lado bom ou positivo de se sentir perdido?
  • 18. Visualize sua vida da perspectiva do seu leito de morte. O que você mais se orgulha de ter feito ou experimentado em sua vida?

Todas essas perguntas foram escolhidas para te ajudar diretamente ou indiretamente a obter alguma clareza e perspectiva sobre onde você está no caminho da vida agora. Seja gentil consigo, não tenha pressa!

Se sentir perdido na vida é normal e Saudável

Se você tem se sentido perdido, é sinal de que você está crescendo e evoluindo como pessoa – ou pelo menos, você chegou a um início de mudança.

Todos devemos superar as velhas formas de viver e de estar neste mundo. Se sentir perdido é o que acontece quando entramos naquele desconfortável momento de crescimento e transformação.

Não saber o caminho a seguir não é necessariamente uma coisa ruim. É um pouco assustador, sim. Mas também significa que há novas possibilidades à nossa frente que ainda não conseguimos ver.

Caminhe, e o caminho se abrirá!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *