Passar por um despertar espiritual é uma das experiências mais confusas, solitárias, alienantes, mas também extremamente belas da vida. Simplificando, o despertar espiritual marca o início da sua iniciação no caminho espiritual.
Sem experimentar um despertar espiritual, seguimos pela vida buscando o vazio do dinheiro, fama, poder e respeito em uma tentativa de encontrar a “felicidade”.
O despertar espiritual é o clamor da alma por liberdade.
O que é um despertar espiritual?

O despertar espiritual é um momento onde começamos a questionar nossas antigas crenças, hábitos e condicionamentos sociais, e vemos que há muito mais na vida e em nós mesmos do que aquilo que nos foi ensinado. Você pode ter até mesmo uma sensação de estar enlouquecendo.
É comum fazer perguntas como: “Quem sou eu?” “Qual é o propósito da minha vida?” “O que acontece depois da morte?” “Por que pessoas boas sofrem?” e outras perguntas que examinam a natureza fundamental da vida e da realidade durante o seu despertar.
Buscar por Deus, ou pelo Divino, é um desejo comum durante essa experiência. Se você já faz parte de alguma religião, vai ficar fissurado em saber se o que segue é realmente “a verdade”.
Por que o despertar espiritual acontece?
Despertares espirituais acontecem como um produto natural da evolução, expansão e amadurecimento da sua Alma. Assim como tudo na vida cresce, assim também cresce nossa conexão com nossas Almas.
Embora este processo possa parecer doloroso e perturbador no início, ele acaba ajudando você a romper a ilusão e descobrir quem você realmente é.
O despertar pode acontecer a qualquer momento ou período da sua vida. Ele pode ser espontâneo, mas também pode ser desencadeado por grandes mudanças de vida, doenças, tragédias, traumas, divórcios, crises de meia-idade e muito mais.
Num geral, o processo de despertar espiritual acontece em conjunto com uma experiência conhecida como A Noite Escura da Alma.
A noite escura da alma e o despertar

Passar por uma Noite Escura da Alma está profundamente interligado ao processo de despertar espiritual. Antes de ver a luz (ou seja, despertar espiritualmente), devemos “andar pelo vale da sombra da morte” para preparar nossas mentes e corações para a expansão da consciência.
Os sinais de que você pode estar vivenciando uma Noite Escura da Alma (junto com um despertar espiritual) incluem o seguinte:
- Você se sente isolado de tudo (dos outros, de você mesmo e da vida em geral)
- Você se sente abandonado por Deus/o divino
- Seu humor está quase sempre baixo e melancólico
- Você está perdido e não sabe qual direção é a certa
- Você sente desespero e horror ao observar o mundo
- Você sente uma sensação de pavor existencial
- Você perdeu o interesse na maioria das coisas
- Você continua refletindo as questões profundas da vida (por exemplo, “Qual é o propósito?”)
Leia também: A noite escura da alma: O lado sombrio do crescimento espiritual
Sinais e sintomas do despertar espiritual

Existem muitos sintomas de despertar espiritual. Na verdade, os sintomas de despertar espiritual não são apenas emocionais, mas também psicológicos e até físicos. Veja com quantos você consegue se identificar:
1. Você sente que sua vida é falsa
Tudo em que você acreditou, construiu e trabalhou parece ser falso. Sua vida não parece ser sua. Você não se sente mais você mesmo – quase tudo que você gostava não lhe traz mais significado ou satisfação.
2. Você anseia por significado e propósito
Você deseja profundamente encontrar o significado da sua vida. Você não tem ideia de qual é o seu propósito, mas quer encontrar desesperadamente. Há uma sensação de que algo está “faltando” dentro de você (como uma parte da sua alma ).
3. Você começa a fazer perguntas profundas
Perguntas como “Quem sou eu?” “Qual é o propósito da vida?” “O que acontece depois que morremos?” “Por que as pessoas sofrem?” surgem. Você começa a pensar mais filosoficamente. Esses pensamentos profundos podem te perturbar muito, pois você não sabe as respostas.
4. Você percebe que muito do que lhe foi ensinado é mentira
Você começa a ver quantas crenças, sentimentos e valores não são realmente seus, mas de outras pessoas ou herdados de sua cultura. Você está crescendo em autoconsciência.
5. Você se sente completamente perdido e sozinho
Nada mais na sua vida parece fazer sentido. Você sente como se estivesse vagando por um deserto sem fim. Como um andarilho espiritual e lobo solitário, você se sente completamente sozinho e isolado das pessoas.
6. Você vê através das ilusões da sociedade
Materialismo, sucesso e lucro não significam mais nada para você. Você começa a se sentir como se fosse uma engrenagem na máquina da sociedade.
7. Você vê como a maioria das pessoas é infeliz
Você desperta para a infelicidade e o sofrimento dos outros. Você pode começar a explorar o ativismo ou ler mais sobre a condição humana. É atormentador para você perceber quanta dor há no mundo.
8. Você quer “purgar” sua vida
De repente, você sente a necessidade de simplificar e organizar sua vida. Isso pode significar cortar laços com pessoas tóxicas, reavaliar seus hábitos, doar coisas velhas, mudar para um novo emprego ou lugar para morar.
9. Você começa a sentir profunda empatia e compaixão
À medida que você começa a prestar mais atenção às muitas dificuldades enfrentadas pela humanidade e pela natureza, você desenvolve mais compaixão.
10. Você deseja ficar sozinho
Você anseia por solidão . Enquanto antes você pode ter sido extrovertido, agora você experimenta o lado introvertido da sua natureza. Você passa muito tempo sozinho introspectando e aproveitando o silêncio. A todo custo, você tenta reduzir o contato social.
Leia também: Qual a diferença entre solidão e solitude? Entenda
11. As conversas parecem superficiais
Quando você fala com as pessoas, você sente uma aguda sensação de separação. Você percebe que poucas pessoas conversam sobre tópicos profundos e significativos. Você se sente inquieto e irritado com conversa fiada.
12. Você quer largar seu emprego
Mesmo que você tenha trabalhado por anos para obter seu diploma, estabelecer sua carreira e subir na hierarquia, você não sente nada além de vazio. Seu trabalho não lhe dá mais a sensação de realização que você precisa.
13. Você tem sede de autenticidade e verdade
Ser verdadeiro consigo mesmo se torna uma prioridade máxima. Você odeia fingir e colocar as velhas máscaras que costumava usar. Você quer completamente ser autêntico. Fingir ser algo que não é faz você se sentir doente.
14. Você se torna consciente de seus velhos hábitos negativos
Você está dolorosamente ciente de suas falhas e hábitos ruins. Dentro de você surge uma forte vontade de limpar a lousa e começar de novo.
15. Você sente ansiedade e/ou depressão
Você pode passar por crises profundas de depressão existencial ou ansiedade. O choque de mergulhar em seu despertar deixa você se sentindo instável. Incerteza e medo seguem você por todo lugar.
16. Você se torna mais sensível
Tudo te impacta mais. Você sente a energia dos outros mais fortemente, a dor dos seus entes queridos mais intensamente, e as dificuldades da vida mais profundas do que nunca.
17. Você quer tornar o mundo um lugar melhor
Você para de pensar apenas em si e começa a pensar no “quadro geral”. Essa vontade de causar um impacto positivo se traduz em ajudar os outros ou encontrar um propósito de vida que se alinhe com esse desejo.
18. Você quer entender profundamente quem você é
Perguntas infinitas surgem sobre sua identidade e sua vida, por exemplo, “Quem sou eu?” “Por que nasci?” “O que estou aqui para fazer?” “Qual é o propósito da minha existência?” Como resultado, você começa a ler muitos livros de autoajuda e textos espirituais. Não é de se espantar que você tenha acabado aqui. 🙂
19. Sua intuição é aguçada
Gradualmente, você começa a ouvir a voz dentro de você. Você permite que ela guie suas decisões e pode se tornar mais receptivo às mensagens de sua mente inconsciente por meio de sonhos, sensações físicas e práticas como diário ou meditação.
Leia também: Intuição: se conectando com sua voz interior
20. Mais sincronicidade
Você começa a se tornar consciente dos muitos sinais e presságios que a vida lhe traz. A vida se torna muito mais receptiva e interativa com você. Você pode até passar por inúmeras experiências místicas.
21. Você sente mais admiração, amor e curiosidade
As menores coisas começam a lhe trazer alegria. A vida não é mais ignorada. À medida que as barreiras do ego se quebram, você começa a amar outras pessoas sem expectativas ou condições (isso inclui amor-próprio ). Você perde o interesse em drama, conflito e qualquer coisa que incentive o ódio.
22. Você tem vislumbres de sua verdadeira natureza
Quanto mais fundo você se volta para dentro, mais você começa a descobrir que quem você realmente é vai além de todo pensamento, crença, ideia, memória ou construção mental.
Sair do ego pessoal e testemunhar a vida a partir da sede da Consciência Divina é conhecido como morte do ego , autorrealização ou iluminação.
23. Você vê que todos nós somos Um
À medida que seu processo de despertar amadurece, você começa a integrar a percepção de que quem você realmente é está sempre e já aqui como Espírito, Consciência ou Vida em Si. Você vê que somos todos Um, somos todos expressões da mesma Fonte Divina e criadora.
Sintomas físicos do despertar espiritual
Os sinais físicos obviamente diferem para cada um. Aqui estão alguns sintomas:
- Amplificação dos sentidos. Por exemplo, sua visão, audição, paladar, tato e/ou olfato se intensificam. Você pode até descobrir que é uma PAS (Pessoa Altamente Sensível).
- Você descobre intolerâncias alimentares que nunca pareceu ter antes (ou talvez não estivesse prestando atenção).
- Padrões de sono alterados, ou seja, você dorme mais ou tem sono mais interrompido, geralmente causando insônia
- Sonhos vívidos – seus sonhos se tornam assustadores, bizarros ou intensos
- Mudança de peso – ganhar ou perder muito peso
- Hábitos alimentares alterados – o que você gostava de comer não lhe agrada mais. Além disso, você pode desejar experimentar outros alimentos que nunca experimentou/gostou
- Flutuações de energia – sentir-se menos energizado do que antes
- Diminuição ou aumento do desejo sexual
É incomum sentir todos esses sintomas físicos do despertar espiritual de uma só vez (é mais provável que ocorram apenas um ou dois).
Quanto tempo dura o despertar espiritual?

A verdade é que pode variar de pessoa pra pessoa e a forma com que ela age diante de mudanças e aprendizados. Quando mais adaptável, ensinável e perceptível uma pessoa for, mais rápido ela conseguirá passar pelos processos do despertar espiritual.
Eu sei que pode ser frustrante não ter uma resposta exata de quanto tempo dura o despertar espiritual, mas você pode ter uma breve noção se olhar para dentro de si e analisar sua própria personalidade.
Você é cabeça dura? É uma pessoa que está aberta a novos aprendizados ou recusa uma informação se ela for diferente do seu ponto de vista? Se faça algumas perguntas do tipo para ter uma noção do processo em que se encontra.
Estágios do despertar espiritual
Saber onde você está no caminho pode ajudar você a encontrar mais clareza. Espero que esta análise de cada estágio possa ajudar você ter um “norte” das etapas que já passou ou está passando.
Estágio 1 – Chamado espiritual
Nesta fase, você vivencia algum tipo de crise. Este é um período de confusão e desconexão. Você está procurando por algo, mas não sabe bem o quê. Há um grande vazio dentro de você.
Esse estágio surge espontaneamente, trazendo um sentimento repentino de falta de sentido, ou devido a uma crise de vida (por exemplo: término de relacionamento, divórcio, morte, trauma, doença ou grande mudança de vida).
Às vezes, o chamado espiritual é iniciado por uma experiência mais positiva, como uma visão mística que surge do nada ou qualquer coisa que abra sua realidade e te inspire a buscar mais.
No geral, neste estágio, você começará a enxergar através das mentiras e ilusões propagadas pela sociedade. Você pode se sentir infeliz com a vida, perturbado pelo sofrimento que vê e sem esperança sobre os males do mundo.
Estágio 2 – Resistindo ao caminho
Quando você recebe o chamado interior para buscar a verdade, a felicidade, a realização profunda ou até mesmo a iluminação , haverá uma parte de você que, consciente ou inconscientemente, resistirá ao caminho à frente.
Você pode inconscientemente recorrer a hábitos entorpecentes ou vícios que o impedem de progredir como uma forma de lidar com o estresse do desconhecido.
Você pode até sentir um certo ressentimento em relação à vida ou ao Divino, se perguntando por que se sente tão sozinho, preso ou insatisfeito.
Pode parecer que a vida está pregando uma “pegadinha de mau gosto” em você, especialmente se tudo ao seu redor continua desmoronando, não importa quanto esforço você faça.
Estágio 3 – Encontrando orientação
Por fim, você superará a resistência do estágio dois, seja por necessidade (“Não posso continuar vivendo desse jeito”) ou por desejo próprio (“Preciso encontrar algo mais”).
Nesta fase, você começa sua busca por orientação espiritual. Mas primeiro, você reconhece o quão pouco você sabe. Há muitas dúvidas em sua consciência e entendimento.
Estágio 4 – Iniciando a jornada
Você está em busca de quem você realmente é, seu destino espiritual e o significado da vida em si. Você começará a se aventurar em diferentes campos metafísicos, de autoajuda e esotéricos na busca por respostas e verdade. Sua energia está focada em começar sua busca espiritual.
Depois de muita busca interior, você encontrará alguns professores, práticas ou sistemas de crenças que aliviam seu sofrimento existencial.
Você sentirá uma sensação de expansão à medida que velhos padrões se dissolvem e sua verdadeira natureza começa a surgir.
Estágio 5 – Voltando-se para dentro
Depois de algum tempo na jornada do aprendiz, seguindo certos professores, lendo certos livros ou da maneira que você escolher aprender, você desejará mais profundidade.
Experimentar muitas filosofias e áreas diferentes é emocionante quando você é iniciante, mas depois de um tempo, você perceberá que sentirá vontade de se aprofundar.
Neste estágio, você não está mais interessado em se envolver em filosofias espirituais de bem-estar ou práticas superficiais. A dor persistente que você sente por dentro te motiva a fazer um trabalho interior profundo.
É mais provável que você seja atraído para o mundo do inconsciente nesta fase, enquanto seu Eu interior se prepara para o próximo estágio de “involução”.
Estágio 6 – Enfrentando a escuridão

Quanto mais fundo você viaja para dentro de si mesmo na jornada do despertar espiritual, mais “escuridão” você enfrentará em sua psique.
Essa escuridão aparece na forma de velhas feridas não processadas, traumas e as várias faces do eu sombrio .
Infelizmente, é comum ficar sobrecarregado com ansiedade ou melancolia neste ponto da jornada. No entanto, essa sobrecarga do ego pode servir a uma função útil para ajudar você a passar por um processo de morte e renascimento.
Como uma fênix renascendo das cinzas, você pode experimentar partes de si mesmo sendo metaforicamente “queimadas”. Mas, em seu lugar, você eventualmente sentirá uma sensação de expansão e liberdade.
O velho deve morrer para que o novo nasça.
Estágio 7 – Iluminação
Depois da noite escura vem o brilho do dia, e é isso que a fase de Iluminação representa.
Neste ponto da jornada, após a escuridão do estágio anterior, você pode ter uma série de experiências místicas ou breves momentos de Satori (iluminação espiritual).
De repente, a verdade da consciência é revelada. Algumas pessoas neste estágio até ganham acesso a visões místicas, dons extrassensoriais e outros “downloads cósmicos” que são poderosos e transformadores.
Estágio 8 – Armadilhas e cilada
Com grande poder vem grande responsabilidade, como diz o ditado – e nesta fase, muitos andarilhos espirituais são propensos a cair nas armadilhas do ego como uma resposta à experiência da Iluminação.
Materialismo espiritual , inflação do ego, makyo (ilusão espiritual) e narcisismo espiritual são problemas que inevitavelmente surgem como ervas daninhas no jardim.
Quando o ego experimenta o êxtase espiritual, é simplesmente irresistível demais deixar essa experiência passar. O ego inevitavelmente tentará “reivindicar” essas experiências como suas, seja consciente ou inconscientemente.
O resultado é um tipo de sentimento de que somos melhores do que os “outros” que podem estar “menos despertos”. De todos os estágios do despertar espiritual, é aqui que encontramos mais problemas em nossos caminhos.
Deixaremos o ego comandar o show, ou praticaremos a humildade, o discernimento espiritual e a compaixão? Essa é a verdadeira questão.
Estágio 9 – Renascimento
O renascimento não é apenas uma mudança temporária ou superficial na percepção ou consciência. Neste estágio, o renascimento representa uma mudança interna profunda e permanente, uma que não pode ser replicada exceto por meio de uma profunda devoção ao despertar espiritual.
Diferentemente do estágio de Iluminação, onde vivenciamos um belo e breve avanço (frequentemente acompanhado por algum tipo de experiência mística ), o renascimento significa um período de reconfiguração interna total.
Essa experiência é silenciosa e humilde, mas imensamente profunda e significativa. Às vezes, podemos nem perceber que uma mudança está acontecendo até percebermos que o que nos assombrava ou atormentava no passado de repente se foi.
Nós mudamos de dentro para fora de forma VERDADEIRA!
Estágio 10 – Integração

Nesta fase, você experimentará as mudanças mais profundas e duradouras em seu íntimo. Muitas pessoas experimentam experiências místicas prolongadas e períodos de unidade com o Divino. Outras experimentam uma paz silenciosa e sentem que “está tudo bem”.
Você pode se sentir pronto para compartilhar o que aprendeu com os outros neste estágio como uma forma de integração. Muitos são chamados para ajudar e servir a humanidade de alguma forma.
O processo de despertar espiritual é um ciclo
Embora eu esteja escrevendo sobre estágios do despertar espiritual aqui, tenha em mente que nenhum desses estágios é hierárquico – você pode simplesmente ir de A para C e depois para B. Essa é uma jornada cíclica.
Não existe fase “melhor” ou “pior”.
Além disso, como esse é um caminho complexo e confuso, está tudo bem se não se parecer com o que descrevi. Seu processo de despertar espiritual é único para você . Mas espero que essa análise tenha ajudado (de alguma forma) você a ‘se orientar’. ✨