Pular para o conteúdo

Crise existencial: maneiras de superar este momento sombrio da vida

Compartilhe:
Crise existencial: maneiras de superar este momento sombrio da vida

A coisa mais difícil de passar por uma crise existencial é que você se sente constantemente deprimido e alienado.

Tudo parece sem sentido – incluindo todas as suas antigas realizações, desejos, ligações profissionais, relacionamentos e objetivos. Você quer encontrar seu verdadeiro propósito na vida. Você quer saber por que diabos estamos todos aqui, mas não sabe por onde começar.

O que é uma crise existencial?

Simplificando, uma crise existencial é um período da vida em que uma pessoa se encontra numa encruzilhada e questiona toda a sua realidade. Eles podem se perguntar qual é o significado de suas vidas e se têm um propósito mais elevado. Eles podem se perguntar se a própria vida tem significado ou se é apenas um produto aleatório e caótico do acaso. E, como resultado, podem sofrer de tremenda ansiedade, depressão, isolamento e sentimentos de perda.

A crise existencial é muitas vezes de natureza espiritual e às vezes é um subproduto (ou gatilho) da emergência espiritual.

15 sinais de que você está passando por uma crise existencial

Você está passando por uma crise existencial? Preste atenção aos seguintes sinais:

  • Você está procurando pelo sentido da vida
  • Você sente uma sensação crescente de pavor existencial
  • Você se sente sozinho e isolado
  • Você está consumido pela melancolia/ depressão existencial
  • Você sente que seu ‘velho eu’ morreu
  • Você não sabe mais quem você é
  • Você sente que suas realizações passadas não têm sentido (e, como resultado, você sente muito arrependimento)
  • Você vê através da superficialidade dos objetivos e desejos da sociedade
  • Você anseia por algo profundo e significativo
  • Você percebe que o Universo é muito mais complexo do que você pensava anteriormente
  • Você sente uma sensação de pequenez ou impotência diante de tudo
  • Você está perfeitamente consciente de sua mortalidade e de como é frágil (e, como resultado, sente ansiedade existencial)
  • Você se sente diferente dos outros
  • Você sente que há algo “errado” ou “quebrado” em você
  • Você se sente vazio por dentro
  • Você não consegue encontrar nenhum lugar que pareça sua ‘casa’

Lembro quando eu estava transitando de uma fase religiosa para meu verdadeiro encontro com a espiritualidade, foi uma confusão, um vazio, ansiedade e depressão. Ficava me perguntando qual era o propósito de tudo isso. Foi um período extremamente difícil, traumatizante e de partir o coração. Doía tanto que eu chorava de raiva!

Mas a minha história é apenas uma entre milhões, e há muitas razões pelas quais você pode estar passando por uma crise…

POR QUE você está passando por uma crise existencial

Existem vários motivos. Aqui estão os mais comuns que você pode ter experimentado:

  • Morte repentina de um ente querido
  • Mudança ou perda de emprego
  • Doença crônica de diagnóstico de choque
  • Mudar para um novo lugar ou país
  • Estresse crônico e ansiedade
  • Casar/divorciar
  • Quebra de relacionamento
  • Chegada de um bebê
  • Entrando em uma nova fase da vida (por exemplo, idade adulta, meia-idade, velhice)
  • Perda de crenças religiosas
  • Desastre natural (inundação, furacão, incêndio)
  • Uso excessivo de drogas
  • Experiência mística
  • Despertar espiritual repentino e noite escura da alma
  • Isolamento prolongado

Como você pode ver, a crise existencial é causada literalmente por qualquer grande acontecimento ou mudança na vida – seja positiva ou negativa.

Qualquer coisa repentina pode desestabilizar sua mente. Pense nisso como um terremoto que desencadeia um efeito dominó em sua psique. Antes que você perceba, você cortou todos os seus amigos, largou o emprego e se retirou completamente da sociedade porque tudo parece demais.

Quero enfatizar o fato de que isso não durará para sempre.

Maneiras de superar a crise existencial (e realmente se beneficiar dela)

Crise existencial: maneiras de superar este momento sombrio da vida

Sei que “beneficiar-se” da sua crise existencial pode parecer ridículo. Mas…

A crise existencial é uma oportunidade para você encontrar o propósito de sua vida, descobrir o que realmente importa na vida e se conectar com sua natureza espiritual.

O que você está passando pode ser terrivelmente doloroso, mas você está vivenciando uma morte e um renascimento. Você está passando por um processo de renovação mental, emocional e espiritual.

Tudo na vida funciona em ciclos. Pense na vida como as quatro estações. O que você está vivenciando agora é o estágio de inverno da existência. Mas depois disso chega a primavera.

Aqui estão alguns caminhos/práticas que podem te ajudar neste momento:

 Registre (diário) todos os seus pensamentos todos os dias

Este foi, e ainda é, uma GRANDE ajuda para mim – e acredito que pode ser para você também. Anotar todos os seus pensamentos e sentimentos é uma boa maneira de tirá-los da mente. Quanto mais você deixa seus pensamentos se acumularem, mais sobrecarregado você se sentirá. O registro no diário é extremamente terapêutico e é recomendado constantemente por profissionais.

Se conecte com a natureza

Se você tem dificuldade para se conectar com outras pessoas, saia para a natureza. Conecte-se com os pássaros, árvores e plantas. Observe o que acontece ao seu redor e sinta prazer nas pequenas coisas.

Passar um tempo na natureza ou admirando ela foi uma das principais maneiras de superar minha crise existencial. Muitas vezes eu passava horas sentado na frente da janela observando a noite.

A noite sempre me trouxe calma e clareza, esses longos momentos olhando a lua e as estrelas pela janela fazem eu me sentir viva! Moro na zona rural, então nunca foi difícil pata mim essa conexão com a natureza!

Mas se você não mora perto da natureza, tente fazer viagens à reservas, floresta ou parque local. A natureza acalma a alma!

Procure ajuda

Não há nada de errado ou vergonhoso em recorrer a uma ajuda profissional. Algumas sessões de terapia podem te auxiliar neste processo de escuridão interior!

Pratique o autocuidado e o amor-próprio

Cuide-se. Este é um momento difícil. Eu sei que é difícil e sei que na maioria dos dias você não tem energia para muita coisa. Mas se trate com todo o amor que puder reunir. Até mesmo abrir a janela para tomar um pouco de ar fresco, tomar sua bebida favorita, comer algo que você gosta, podem ser visto como pequenos atos de amor-próprio.

Outra forma de amor-próprio e cuidado que você pode gostar de começar são as afirmações e a gratidão. Eu sei que você pode se sentir cético em relação a isso, mas há uma razão pela qual tema uma gelara recomendando isso: eles funcionam.

Você pode começar um diário de gratidão e listar cinco coisas pelas quais você é grato a cada dia (está cientificamente comprovado que ser grato ajuda você a se sentir melhor).

E você pode gostar de encontrar/criar uma ou duas afirmações que carrega consigo e repete ao longo do dia. Os exemplos podem incluir: “Sou forte e vou superar isso”, “Não há problema em não saber todas as respostas”, “Eu me rendo aos ciclos da vida”, “Estou me sentindo melhor a cada dia”.

Este é um momento de morte e renascimento

A crise existencial é um momento de morte – a morte de velhas crenças, a morte de velhas formas de ser e a morte de velhos valores.

Mas depois da morte vem o renascimento. Basta olhar para os ciclos da natureza. O que você está vivenciando não vai durar para sempre. Depois da noite chega o dia e depois do inverno chega a primavera. ✨🌙

Leia também:

Compartilhe:

Descubra mais sobre Khetlyn Blog

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *