Pular para o conteúdo

Como as crenças limitantes podem prejudicar sua vida

Compartilhe:
Como as crenças limitantes podem prejudicar sua vida

Crença limitante é uma coisa que o próprio nome já diz: um limitador. E sim, isso é mais que real. Essas crenças podem ter raízes lá na nossa infância, pode ter vindo dos nossos pais, ou da forma que aprendemos a ver o mundo.

Quantas vezes nós falamos ou ouvimos pessoas dizer coisas do tipo: “nasceu pobre vai morrer pobre“, “só se dá bem na vida quem passa por cima dos outros“, “todo rico é mau-caráter“, “Deus abençoa todo mundo menos eu“… e por aí vai.

Muitas pessoas não sabem, mas esse tipo de crença só faz sua vida patinar, te faz criar resistências, já que nós sabemos que as coisas ao nosso redor vem da forma com que vemos as situações, e a tendência é sempre viver nesse ciclo de reclamação e vitimismo.

Quando vivemos dessa forma, cheias de crenças limitantes, nos fechamos para as possibilidades, já que a nossa mente está sempre nos limitando e nos cegando para as possibilidades. Conheço pessoas que perderam até grandes oportunidades, porque não acreditavam serem merecedoras, ou que não dariam conta daquilo que estava diante delas.

É inacreditável o que uma crença enraizada pode causar em nossas vidas. Quando você crê que não merece um bom emprego, um bom relacionamento, uma boa moradia, boas condições, o que você acha que atrairá para sua vida?

Não se engane, a vida é COERENTE! Um bom exemplo disso é alguém que pensa que as coisas só valem apena quando conquistadas com um esforço desgastante, você acha que essas pessoas conseguem aceitar quando algo entra na vida delas de uma forma mais fluida e com menos dificuldades?

Quando temos esse tipo de crença, a tendência é desconfiar e tratar isso como se fosse uma armadilha. Pessoas cheias de crenças limitantes são fechadas para os presentes da vida! A forma que elas enxergam a vida, é a forma com que a vida se apresenta para elas.

Como eliminar crenças limitantes

Eliminar crenças limitantes pode ser um processo desafiador, principalmente se você é alguém relutante a mudanças, mas é possível com esforço e prática. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

  • Autoconsciência: identifique as crenças que estão sabotando sua vida. Pergunte a si mesma quais são as crenças que podem estar impedindo seu progresso e te fazendo dar um passo para frente e dois para trás. Eu já fui o tipo de pessoa que culpava a todos, e quando percebi que minha maior inimiga era eu mesma, foi um choque para mim. Pois foi quando entendi que nossa mente pode moldar nossa vida!
  • Afirmações positivas: as afirmações positivas podem ajudar nessa remodulação mental, já que o que mais ouvimos, pensamos e falamos, pode definir nossas ideias e emoções. Não ignore isso, troque suas afirmações negativas por positivas, em ver de dizer “tudo que vem fácil, vai fácil” diga “tudo que vem fácil, permanece para meu crescimento e minha felicidade”.
  • Mudança de comportamento: tome medidas concretas para desafiar suas crenças limitantes. Às vezes, agir de maneira contrária à crença pode ajudar na quebra desses padrões. Não adianta reclamar que só se envolve em relacionamentos tóxicos, quando em todos os relacionamentos você se permite passar pelas mesmas coisas, achando que dessa vez será diferente da anterior. Ou quando você almeja uma vida mais próspera financeiramente, mais tem a crença de que o dinheiro corrompe ou não traz felicidade. Não faz sentido, certo?

A mudança é um processo contínuo; seja paciente consigo mesma e lute dia após dia para ter uma mentalidade que te aproxime da vida que você tanto sonha em ter! Lembre-se: se você acredita que pode, então você pode, e a única pessoa que pode te parar é você mesma! ✨

Leia também:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *