Pular para o conteúdo

Como parar de se importar com o que as pessoas pensam de você

Como parar de se importar com o que as pessoas pensam de você

Você está se importando muito com o que as pessoas pensam de você? Eu costumava ser uma pessoa muito constrangida, que se importava muito com o que as pessoas pensavam de mim. Eu me certificava de passar despercebida, com medo de fazer algo que outras pessoas considerem inapropriado.

Mas é tão cansativo ficar pensando constantemente em cada coisa que você está prestes a fazer, se preocupando com as reações das outras pessoas.

Quem não gostaria de ser livre para fazer o que quiser sem se importar nem um pouco com o que as pessoas pensam dele? Essa é a verdadeira liberdade, não é? Então, por que nos importamos tanto?

Por que você se importa com o que as pessoas pensam de você

A razão pela qual você se importa tanto com o que as pessoas pensam de você é que você está muito preocupado com sua autoimagem. Se você está constantemente se criticando, apontando cada um dos seus erros, é claro que espera que outras pessoas ajam de maneira semelhante e te critiquem também.

Você imagina automaticamente as pessoas julgando você, mesmo que não estejam. O que você está fazendo é simplesmente projetar seu próprio pensamento nos outros. Afinal, a maneira como você se vê é o único modelo de realidade que você conhece e o único ao qual você pode se referir quando interage com o mundo.

Elogios e críticas: cara e coroa da mesma moeda?

Quem não gosta de ser elogiado e se sentir especial? Quem não gostaria de se sentir reconhecido e aprovado?

Aqui está o que ninguém está lhe dizendo: elogios e críticas são a cara e a coroa da mesma moeda. Se você realmente deseja parar de se importar com o que as pessoas pensam de você e não se deixar afetar pelas críticas, também deve parar de ser afetado pelos elogios.

Se você leva os elogios para o lado pessoal, também levará as críticas para o lado pessoal. Se os outros podem afetar sua autoestima por meio de elogios, também a afetarão por meio de críticas.

Obs: Isso não significa que você deva ignorar a pessoa que está elogiando você. Você pode simplesmente responder com um “obrigada” e um sorriso. Apenas não deixe que isso infle seu ego.

Saia do jogo e recupere sua autoestima

Quando você joga o jogo Eu me sinto bem quando você me elogia/Eu me sinto mal quando você me critica, você inconscientemente aceita as regras que vêm com ele, que são: “o meu valor depende do que as pessoas pensam de mim”.

Você está bem com isso? Você está disposto a confiar às pessoas seu próprio valor? Lembre-se de que enquanto sua autoestima depender dos outros, você será controlado pela opinião das pessoas.

Se quiser parar de se importar com a opinião das outras pessoas sobre você, você precisa estar ciente do impacto emocional que não apenas os julgamentos negativos, mas também os positivos têm sobre você. Na vida, nada é realmente pessoal, a menos que você permita que seja!

Aceite que é impossível agradar a todos e que tentar fazer isso só leva a um ciclo interminável de busca por aprovação. Ao focar em ser fiel a si e viver de acordo com seus próprios padrões, você começará naturalmente a se importar menos com as opiniões alheias. Com o tempo, você encontrará liberdade e felicidade na autenticidade de ser quem você realmente é.

Leia também:

1 comentário em “Como parar de se importar com o que as pessoas pensam de você”

  1. Pingback: Como lidar com pessoas difíceis – Khetlyn Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *